quarta-feira, 2 de março de 2011

Novidades da nova versão PostgreSQL 9

Olá!
O assunto de hoje é sobre o SGBD, Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados, PostgreSQL.

Confesso que minha experiencia em banco de dados é minima, porém esse assunto achei muito interessante e gostaria de compartilhar com vocês.

A postagem original está nesse link, clique aqui. Publicado por Lucio Chiessi

A nova versão do PostgreSQL parece prometer bastante novidades. Seguem as principais delas com o comentário do Lucio logo abaixo:

Allow continuous archive standby systems to accept read-only queries.
Assim poderemos ter um outro(s) servidor(es) em standby que irá(ão) receber os archives e também poderemos realizar consultas de select nele(s);

Allow continuous archive (WAL) files to be streamed to a standby system.
Isso que eu achei muito bom!!! Agora não será mais preciso esperar os 16Mb ou o tempo mínimo para transferir as informações para o servidor em hot standby. As informações serão transmitidas online e por streaming. Isso pode permitir que programas replicadores utilizem este recurso pra prover replicação síncrona e assíncrona entre servidores multi-máster ou máster/slave. Já existe uma versão Beta do Cybercluster para o PG 9 que irá utilizar este recurso;

Implement anonymous functions using the DO statement.
Isso existe no SQL Server. Poderá ser feito no aplicativo (no código dele) blocos de codigos que funionarão como functions no banco de dados. Assim, não será mais necessário criar uma function ou procedure para determinadas ações no SGBD, podendo simplesmente criar um bloco de script e rodá-lo.

Allow function calls to supply parameter names and match them to named parameters in the function definition (Pavel Stehule).
Isto também será muito legal!! Poderemos ter varias assinaturas de functions, com a mesma tipagem, mas com nomes de parâmetros diferentes. Um override de funções só que com a mesma quantidade e tipos de parâmetros.

Allow SQL-compliant per-column triggers
Outra excelente novidade!! Serão triggers que serão executadas somente para o caso de valores serem inseridos, atualizados em determinada coluna. Isso já existe no Oracle e será uma ótima novidade para nosso SGBD.

Add deferrable unique constraints
Outra novidade muito boa a respeito de em que momento o banco irá checar a constraint de unique;

Change VACUUM FULL to rewrite the entire table and indexes, rather than moving around single rows to compact space
Como é feito também no SQL Server. Acho q vai ficar até mais rápido do que é feito hoje. O vacuum full incluirá a reescrita ta tabela e seus índices.

Add the ability for clients to set an application name, which is displayed in pg_stat_activity
Muito bom para debugar e ver nas atividades quem está fazendo o que;

Add support for compiling on 64-bit Windows and running in 64-bit mode.
Bom pra galera que gosta de usar o PostgreSQL no Windows. Suporte a windows de 64-bits;

PL/pgSQL no longer allows unquoted variables names that match SQL reserved words (Tom Lane). Variables can be double-quoted to avoid this restriction.
Esta também foi muito boa, mas com certeza vai impactar em procedures já existentes em bancos antigos. Exemplo: vamos supor que exista uma variável do tipo Record onde existe uma coluna chamada date. Se no código ela estiver referenciada como Record.date, vai dar erro. Ela terá que estar como Record.”date”. E assim também será com outras palavras reservadas do Postgres;


Isso foi o resumo que o fera Lucio fez e que achei muito interessante…

Acrescento aqui um pequeno tutorial de PostgreSQL 8 a quem posso interessar.

[]'s

Nenhum comentário:

Postar um comentário