domingo, 21 de novembro de 2010

O Chrome OS está chegando!

É caros leitores, ele já está batendo na nossa porta! O misterioso e tão comentado sistema de código aberto da gigante Google está para ser lançado, com um pouqinho de atraso em relação à data prevista, mas para quem já aguardou quase 1 ano, mais alguns meses não serão tão difíceis.
O sistema foi apresentado em 2009 e tinha previsão de ser lançado até o final de 2010. Mas de acordo com Eric Schmidt, CEO da Google, ele deverá sair “em poucos meses”, o que deixa a dúvida se realmente ele sairá ainda em 2010.
A empresa começou o desenvolvimento do sistema ao ver a grande popularidade dos netbooks e o seu foco na utilização da web. Com essa idéia em mente, o Chrome OS está sendo totalmente desenvolvido para usufruir da mais nova tecnologia da internet: a Cloud Computing.
Na época do anúncio do sistema, tudo o que mais se falava sobre ele era o fato de que ele “não usaria HD” e que todos os aplicativos ficariam armazenados na nuvem, tendo como único programa residente o navegador Google Chrome. Outra coisa que foi muito falada foi que ele não estaria disponível para download, como o Linux e que só viria pré-instalado em máquinas com hardware específico para ele. Mas com a notícia do lançamento, o CEO também aproveitou para dizer que o sistema vai estar “disponível a todos”, o que deixa os usuários com grandes expectativas de poder testar, o mais rápido possível, o SO.

Como dá para ter uma noção pela foto ao lado, o sistema é realmente BEM minimalista, nada mais do que uma extensão do navegador. Algo que por um lado é bom, pois você terá um sistema mais leve e poderá aproveitar melhor o hardware da máquina. Mas por outro lado, tendo seus aplicativos baseados na nuvem, haverá a necessidadee de uma conexão com a internet para usá-lo. Imagine a seguinte situação: Se a wi-fi não funcionar o e 3G não estiver disponível, o que fazer? Isso com certeza seria um problema, e dos grandes!
Como todo grande lançamento de SO, temos de esperar para ver se vai ser a revolução ou simplesmente mais um para dividir as opiniões dos usuários. E você, o que pensa sobre o Chrome OS? Acha que aqui em terras brasileiras ele pode se popularizar mesmo com a precariedade da conexão em muitos lugares do país? Você pretende usá-lo?
Comente, opine ou critique nos comentários! Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário