sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ITIL v2 x ITIL v3?

O interesse das empresas pela metodologia ITIL para gestão de TI cresce proporcionalmente à dúvida com relação à escolha da versão. As organizações mal tomaram conhecimento dos processos e benefícios da versão 2 da ITIL e já se deparam com uma atualização. E agora, qual versão escolher?

Caso planeje implementar, ou já esteja implementando a ITIL em sua organização, é importante levar em consideração a versão 3, que foi lançada oficialmente em maio de 2007. Mas diferente do que muitos podem pensar, a escolha não depende de sua maturidade, mas sim do escopo, tempo e necessidades do seu negócio. Quais processos necessitam ser implementados “à la ITIL”, quanto tempo existe para implementação e que tipos de recursos existem à disposição? Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas para uma decisão correta.

Os dez processos e a única função descritos pelos dois livros principais (Entrega de Serviços e Suporte a Serviços) da ITIL estão revisados e incluídos na nova versão, evidentemente com algumas melhorias. A evolução de um modelo de processos da versão 2 para um modelo baseado em serviços da versão 3, traz um conceito de ciclo de vida.

O que é o “ciclo de vida”?

Pense no serviço de TI oferecido por sua empresa, desde sua concepção até sua entrega, como o seu ciclo de vida. Há várias fases e várias pessoas envolvidas em um ciclo, desde o planejamento, desenho, construção, testes, operação, suporte e melhorias. O conceito de alinhamento da TI com os objetivos do negócio evoluiu e amadureceu, e a ITIL v3 transformou a versão anterior em um modelo com orientações mais relevantes e mais fáceis de usar.

Resumo da ITIL v2

É a versão atualmente aceita como melhores práticas para gestão de TI. Baseada em processos, é composta por dez livros, citados abaixo:

- Suporte a Serviços;
- Entrega de Serviços;
- Planejando para a implementação da gestão de serviços;
- Gestão da Infra-estrutura de TI;
- Perspectivas de Negócio Volumes I e II;
- Gestão de recursos de Software;
- Gestão de Aplicações;
- Gestão de Segurança;
- ITIL – Implementação em pequena escala.

Resumo da ITIL v3

Baseada em ciclos de vida de serviços, incorpora o melhor da versão anterior. A nova biblioteca agora conta com cinco publicações:

- Estratégia de serviços;
- Desenho de serviços;
- Transição de serviços;
- Operação de serviços;
- Melhoria contínua de serviços.

Apesar de aparentar apresentar uma mudança de estrutura em um primeiro momento, todos os processos já definidos em uma aplicação na prática baseados na versão 2 da ITIL, estão alinhados com os modelos definidos na versão 3.

O que mais incomoda os profissionais envolvidos é a pergunta:
O ITIL v3 vai substituir o ITIL v2?

A resposta é SIM. Mas todos os processos, ferramentas, políticas e cultura já assimiladas da ITIL v2 vão facilitar e agilizar a implementação ou migração de uma para uma nova versão posteriormente. Como uma percentagem significativa do ITIL v2 está incluída na nova versão, tudo que já foi colocado em prática será aproveitado.

Então se você já deu inicio a algum tipo de estudo baseado na versão 2, finalize seu projeto antes de pensar em uma migração. Naturalmente, a v3 irá seduzir com as novas oportunidades para melhorar as suas práticas de gestão de serviços, mas é aconselhável ser diligente e certificar-se de que esta transição ocorra com facilidade e com tempo.

Fonte: sisnema.com.br

Um comentário:

  1. Ótimo artigo, o ITIL v3 veio para incrementar ainda mais o foco no negócio, em como a TI provê os serviços para que os objetivos de negócio sejam alcançados. Mais informações recomendo o http://www.mundoitil.com.br

    ResponderExcluir