terça-feira, 7 de setembro de 2010

Licenciando o Windows Server 2003 em Máquinas Virtuais

Você sabe como funciona o licenciamento dos seus aplicativos e sistemas operacionais rodando sobre máquinas virtuais? Tem dúvidas se o fabricante do seu servidor de correio vai lhe dar suporte caso ele seja instalado em uma máquina virtual?
Então compartilhe suas dúvidas conosco e lhe ajudaremos a saná-las. A idéia é frequentemente lançar um post sobre como funciona o licenciamento de algum produto quando utilizado em um ambiente virtualizado.

Hoje começarei pelo famoso Windows Server, o sistema operacional que mais roda em máquinas virtuais, e que muita gente desconhece o quanto pode ser bom para o bolso utiliza-lo virtualizado.

Como muitos sabem, o Windows Server 2003 possui 4 versões distintas: Web Edition, Standard Edition, Enterprise Edition e Datacenter Edition. As duas primeiras, Web e Stantad Edition, não possuem nenhuma vantagem no quesito licenciamento sobre máquinas virtuais, sendo necessário uma licença para cada máquina virtual.

Porém as outras duas edições possuem um diferencial bastante interessante. O licenciamento da versão Enterprise, permite rodar 4 instâncias do Windows em máquinas virtuais, além daquela instalada no equipamento físico. Tudo isto com uma única licença.

Já a versão Datacenter, permite rodar um número ilimitado de máquinas virtuais, com uma única licença. Tudo isto, evidentemente, deve acontecer no mesmo equipamento físico.

Legal, mas isso vale se o meu Hypervisor for da VMware?

Quebrando o mito 1

Ouço muitas pessoas falarem: "A Microsoft não da suporte para Windows em máquinas virtuais da VMware". Este é um mito falso. A Microsoft suporta sim seus sistemas operacionais e seus produtos sobre máquinas virtuais VMware. Certamente se isto fosse verdadeiro, seria uma forma eficiente de conter a proliferação do VMware Infrastructure, porém não seria uma forma muito legal de se fazer.Bom, esclarecido isto, chegou a hora de acabar com o segundo mito.

Acabando com o mito 2

Estas mesmas pessoas que dizem que a Microsoft não suporta seus produtos sobre ambientes VMware, afirmam que os benefícios do licenciamento sobre ambientes virtualizados não se aplicam sobre as licenças de Windows quando rodando sobre VMs da VMware. Este mito também é falso. Tudo que foi dito nos primeiros parágrafos deste post, se aplica para qualquer software virtualizador, incluindo os da VMware.

Mas, já que utilizando o VMware ESX eu não preciso instalar umas das licenças no host físico, posso instalar 5 VMs com uma única licença de Windows Server Enterprise? A reposta é não. Uma licença de Windows Server Enterprise da o direito para 4 VMs.

Ficou claro que pode-se reduzir em 3/4 as licenças de Windows Server na sua empresa utilizando a virtualização? E que dependendo do número de máquinas virtuais Windows que você utiliza, este número pode sofrer uma redução ainda maior com a utilização do Windows Server Datacenter Edition? Este é outro grande benefício que a virtualização pode trazer para sua empresa. (Consigo ver muitos olhinhos brilhando agora) -:)

A Microsoft criou uma calculadora que ajuda as empresas a identificar o número correto de licenças de Windows necessárias, mostrando qual seria o custo com a utilização de cada uma das versões disponíveis.

Os requerimentos das CALs são os mesmos para máquinas físicas ou virtuais. Mas não se esqueça, este "bônus" vale apenas para VMs no mesmo equipamento físico.

Para o Windows 2008, as regras são basicamente as mesmas, com uma unica exceção. Agora a versão Standard permite a criação de uma VM além da instalação no hardware físico. Esta exceção beneficia somente quem utiliza o Windows como hardware hospedeiro, portanto para quem utiliza Hypervisors baremetals como o VMware ESX e Citrix XenServer, por exemplo, não se beneficiará de tal mudança.
Então resumindo, com o Windows Server 2008, o benefício de licenciamento utilizando em VMs é o seguinte:

Standard: Instalação física + 1 VM, ou apenas 1 VM
Enterprise: Instalação física + 4 VMs, ou apenas as 4 VMs
Datacenter: Instalação física + ilimitadas VMs, ou apenas as ilimitadas VMs (e as VMs podem ser Standard, Enterprise ou Datacenter Edition).

A virtualização de servidores trás de reduções de despesas. Não apenas na questão de software, mas de infra e, também, gerenciamento. Não é incomum verificar um redução de custos entre 60% e 70% no TCO. O que permite alcançar o ROI muitas vezes antes do que se imagina.

Ótima semana a todos!

Fonte: Guilherme Schäffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário