sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Criptoanálise quântica vai sepultar todos os algoritmos segundo a NSA

Olá.

A NSA Agência de Segurança Nacional (em inglês: National Security Agencydeterminou que novos algoritmos sejam utilizados por Governos e militares, já que reconhece que a criptoanálise baseada em computação quântica vulnerabiliza todos os existentes.
Numa primeira visão, parece realmente apocalíptico. Mas tal fato não oferece nenhuma novidade e não deve ser interpretado de maneira universal, como está sendo. Vamos aos fatos:



1) A criptoanálise em computadores quânticos demora ainda algum tempo (mesmo com algoritmo de Shor), já que pressupõe ultrapassar barreiras da física quântica. A mais importante: ao visualizarmos um bit quântico (QuBit), ele pode (ou não) mudar seu estado, ou em outras palavras, seu valor. Logo, podemos até descobrir chaves, mas será que ao utilizarmos estas mesmas chaves, elas serão capazes de mostrar a informação? Ou será que teremos em mãos apenas uma chave parcialmente correta?

2) Esta capacidade afeta algoritmos assimétricos, aqueles que codificam o dado com uma chave e decodificam com outra diferente. Isso acontece no seu e-CPF, no e-CNPJ, no HTTPS e em vários outros modelos e tecnologias. São os algoritmos de chaves pública/privada (chaves diferentes), como os algoritmos RSA e Diffie-Hellman. Sua proteção sempre foi o tempo necessário para fatoração do produto destas chaves, e isso o computador quântico consegue lidar de forma exponencial, em relação aos computadores hoje existentes.

3) Sendo este o problema (tempo de fatoração), é mais que natural – e seguindo a Lei de Moore que demonstra que cada processador dobra a capacidade de processamento a cada 18 meses ou menos – entender que esta corrida está com o prazo contado; com ou sem criptoanálise quântica. 

4) A NSA agora diz que os grandes sistemas criptográficos serão aqueles baseados em chaves multidimensionais (num esquema de “treliça”), já que exponenciam a segurança e se colocam páreo à criptoanálise quântica. E não se cita aqui esquemas multidimensionais de chaves assimétricas. Ou seja, esquemas de criptografia simétrica serão mais seguros que esquemas assimétricos – isso é um fato matemático, não uma suposição.


Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário