segunda-feira, 8 de junho de 2015

Executando programas com permissão de administrador

Boa noite leitores.

Hoje ao realizar um chamado, que o programa só rodava como administrador, numa rede com domínio LDAP e estação Windows XP, precisei usar o RunAs.


Por questões de segurança, usuários utilizam contas restritas ou seja, não possuem privilégios de administrador, isso garante que usuários não possam alterar algumas configurações do computador como também a instalação de softwares. Alguns softwares necessitam de permissões para gravar em determinadas pastas ou modificar o registro do Windows e usuários restritos não possuem privilégios para concluir essas modificações.

Para resolver esse problema sem tornar o usuário um “administrador” basta utilizar o comando RUNAS também conhecido como “executar como” em nossa interface gráfica. Abra as propriedades do atalho do software o qual pretendemos que seja executado como administrador.


Em destino, antes do caminho do executável inclua o comando Runas /savecred ficando:
runas /savecred /user:administrador “C:\Windows\System32\wmplayer.exe”

Agora você deverá clicar no atalho, será pedido uma senha, após a digitação essa senha será memorizada pelo windows e não será solicitada novamente.

Obs: Caso seja necessário remover ou alterar a senha digitada use o console “contas de usuários” digitando “control userpasswords2” no executar.

Dúvidas deixe um comentário.
Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário