terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

TI Verde e RoHS

Olá leitores!


A TI Verde trata-se de um conceito que prega o uso de tecnologias "politicamente corretas", que sejam ecológicas e consumam menos energia para diminuir a quantidade  de CO2 (dióxido de carbono) que elas jogam no ar. A prática também incentiva a reciclagem e reutilização dos equipamentos de informática.

Empresas de TI contribuem com práticas de sustentabilidade em seus processos de trabalho que vão além do retorno financeiro e consciência ambiental. Assim como para outras áreas, existem normas e certificações que regem o processo de trabalho da TI, tanto para a fabricação, quanto para o uso de equipamentos eletrônicos. Dentre elas, destacam-se: Selo Verde, RoHS - Restriction of Certain Hazardous Substances, ISO 14001 e PROCEL.

O Selo Verde consiste em um selo aplicado a um produto certificando que o mesmo é menos prejudicial ao meio ambiente. É uma forma de incentivar as empresas a fabricarem produtos com baixa quantidade de produtos químicos.

Ao lado temos uma figura que mostra um dos modelos de seles verdes existentes no mundo, desenvolvido pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da USP - Universidade de São Paulo. 

Existem selos verdes para outras áreas além da eletroeletrônica, tais como, automotiva e construção civil. Dentre os órgãos responsáveis pela aplicação do Selo Verde destacam- se: o  Greenpeace, o Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo, Instituto da Qualidade Automotiva e  Forset Stewardship Council- FSC.

 Para que a organização adquira o selo verde em seus produtos, a mesma deve provar que seu produto de forma direta ou indireta é um produto sustentável, ou seja, ele é produzido com economia de energia ou com pequena quantidade de substâncias tóxicas.

 RoHS - Restriction of Certain Hazardous Substances ou Restrição de Certas Substâncias Perigosas, é uma diretiva européia conhecida como a Lei do Sem Chumbo; essa lei proíbe que substâncias perigosas como o Cádmio, Mercúrio, Cromo hexavalente, Bifenilos polibromados (PBB) e éteres difenil-polibromados (PBDE) sejam utilizadas na fabricação de equipamentos eletrônicos. 

O ser humano em contato com alguma dessas substâncias pode ter sérios problemas de saúde como, por exemplo: Inflamação dos pulmões, articulações das mãos paralisadas, distúrbios psíquicos, dentre outras complicações.

Esta diretiva entrou em vigor no dia 1º de Julho de 2006 e a partir desta data nenhum produto usando essas substâncias poderá ser vendido na Europa. Empresas fabricantes de equipamentos e componentes eletrônicos que queiram vender seus produtos na Europa, terão de se adequar a esta diretiva.

Com o surgimento dessa lei, as empresas fabricantes são responsabilizadas pelo ciclo de vida de seus produtos, ou seja, pela fabricação, utilização, coleta e reciclagem. 

Fonte: ITPAC

Mais infos sobre RoHS aqui e sobre TI  Verde aqui!

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário