quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Quantas horas devo deixar carregando a bateria???

Olá!

Muito se ouve sobre tempo de carga (recarga) de uma bateria, mas ninguém afirma com exatidão o que é o certo.

Em um post antigo eu falei do tempo para recarregar pilhas, aqui, e hoje vou falar sobre recarga de baterias.


Quantas horas devo deixar carregando a bateria???Até que a câmera/carregador indique que já terminou de carregar (no manual do produto tem essa info).

Essa história de carregar um número de horas nas primeiras cargas é do tempo das baterias NiCd (Níquel Cádmio) que tinham efeito memória e viciavam rápido tendo que sofrer um tipo de retificação descarga/recarga/descarga completo) para voltar a operar normalmente.

Com as baterias NiMH (Hidreto Metálico de Níquel), já não temos mais o efeito memória. E com as Li-ION (Íons de Lítio) passamos a ter maior capacidade de carga, sem efeito memória e longo tempo para descarregar sem estar em uso (temos também as NiMH-LSD - Low Self Discharge).

Então, siga a orientação do manual da câmera e pode parar de carregar logo que o carregador informar que a carga está completa.

Não use carregadores genéricos (não específicos para a sua bateria) em baterias Li-ION, pois existe grande risco de explosão devido a sobrecarga. As baterias NiMH, são menos suscetíveis a explosão, mas deixar em sobrecarga (continuar carregando depois da carga completa, em carregadores que não tem circuito de identificação de carga) pode fazer com que a vida útil seja diminuída.

Outra coisa a respeito das baterias Li-ION é para não guardá-las sem carga, pois elas perdem o poder de guardar carga se ficaram muito (duas a três semanas) sem carga.

Abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário