terça-feira, 21 de agosto de 2012

Como identificar um Core ix de 3ª geração?

Boa tarde!

No post anterior falei de Nm e da evolução dos processadores. Agora vou falar dos últimos processadores da Intel.

Ao contrário do que aconteceu na época da transição dos processadores Core iX (embaixo) de primeira geração (Nehalem) para o de segunda (Sandy Bridge), a Intel não vai mudar o selo do produto com a nova geração Ivy Bridge.

Assim, a maneira mais simples e garantida de diferenciar o Ivy Bridge do Sandy Bridge é ver o número de modelo (Model Number) do processador, aqueles quatro dígitos que identificam as especificações do processador logo após o iX.

Segundo o sistema de identificação de processadores da Intel, Core é a marca do produto e i3, i5 e i7 é o seu diferenciador (Brand Modifiers), seguido pelo número do modelo. Desde o Sandy Bridge,esse indicador passou de três para quatro dígitos, sendo esse novo número (mais à esquerda) sendo usado para identificar a geração do produto (Gen Indicator).

Assim, todos processadores que começarem com o dígito 3 serão da terceira geração. 


Uma das principais diferenças entre as CPUs da primeira e segunda geração da linha Intel Core está no nome. Não que tal detalhe faça diferença na usabilidade, entretanto, é um fator importante a ser analisado, pois o entendimento é crucial para o momento da compra. Confira alguns exemplos:
X: Extreme Edition;
Q: quad-core;
QM: quad-core mobile;
T: econômicos/baixa tensão (~35W);
S: melhor balanceamento entre econômico e desempenho;
K: overclock desbloqueado, desempenho máximo.


Resumindo:
Para saber se um Core ix da Intel é o mais novo ou o menos velho, basta olhar o número de quatro dígitos que aparece depois de Core i3 / i5 / i7 (por exemplo Core i7-3520). Se ele começar com "3" trata-se de um Ivy Bridge, se começar com "2" trata-se de um Sandy Bridge.

Ficou com dúvida? Deixe um comentário.
Abraços.

2 comentários:

  1. Dizem que o selo da 3ª geração que vem agora nos notebook é preto.Isso é verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não encontrei nenhum com o selo preto. Pode ser que seja em algum caso especifico, como um processador extreme ou mesmo questão de design em ser prata (Acer Aspire S3). Talvez a cor não seja um ponto decisivo. Abraço

      Excluir