quarta-feira, 21 de março de 2012

Diferença entre MHz e GT/s de um FSB (Front Side Bus ou Barramento Frontal)

Olá leitores!!

Esses dias meu amigo Rafa me perguntou o que era GT/s. Eu sabia que era Giga Transfer por segundo, mas não sabia como comparar ou diferenciar de MHz.
Ele me passou duas placas-mães e uma tinha o barramento medido por MHz e a outra em GTs.

Eu, normalmente, costumo montar um sistema no qual o clock do FSB da placa-mãe seja no mínimo o mesmo do FSB do processador, e para isso tinha na especificação a medida em MHz (ex.: 800MHz, 1066MHz, etc)

Mas hoje em dia muitos fabricantes anunciam a capacidade do FSB em megatransfers por segundo (MT/s), não na frequência do clock do FSB em megahertz (MHz). Isto se deve ao fato de que a frequência real é determinada pela quantidade de transferências que podem ser realizadas a cada ciclo de clock, bem como pela frequência do clock. Por exemplo, se uma placa-mãe (ou processador) possui um FSB de 200 MHz e realiza 4 transferências por ciclo de clock, o FSB é dito como de 800 MT/s.

Abraço

Um comentário: