Olá!
Hoje listarei uma sequencia de termos empresariais.
Alguns de dificil memorização... outros nem tanto....
B2B: sigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor.
B2C: business to customer, a empresa que vende diretamente para o consumidor via internet.
Benchmark: parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas.
Brainstorm: literalmente, significa "tempestade cerebral". É uma reunião para se fazer exatamente isso: trocar idéias.
Budget: orçamento (orçamento previsto para o ano, por exemplo).
Buying in: compra (de uma empresa, por exemplo).
Cash: dinheiro vivo.
CEO - Chief Executive Officer. É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte.
Chairman: presidente do conselho que dirige a empresa.
CIO: Chief Information Officer. Responsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também chief imagination officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway.
Commodity: produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional.
Coach - Coaching - é um processo que permite o equilíbrio entre o conhecimento, as habilidades e as atitudes que permeiam o desenvolvimento do ser humano, preparando-o e fundamentando-o para todos estes processos antagônicos de cooperação e competição. É um processo com início, meio e fim, através do qual metas e ações são bem definidas, estabelecendo-se uma relação de comprometimento com os resultados e responsabilidades compartilhadas.
CRM: Consumer Relationship Management: gerenciamento das relações com o cliente.
Downsizing: redução no número de funcionários da empresa.
Endomarketing: é uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos.
ERPs: Sistemas de gestão empresariais (Sistema interno).
Forecast: previsão.
Headcount: número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa.
Headhunter: caça-talentos do mundo corporativo.
Income: renda.
Know-how: Experiência acumulada com o passar do tempo, fundamentada, estudada, adquirida.
Market share: fatia de mercado.
Markup: é um sobre-preço que se acrescentado ao preço final do produto (digamos, após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista).
MBA: master of business administration, pós-graduação lato-sensu em administração de empresas.
Networking: construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação.
Spread: taxa de risco.
Target: alvo.
Trend: tendência.
Turnover: rotatividade de mão-de-obra.
E por fim,
Stakeholders (em português, partes interessadas), é um termo usado em diversas áreas como administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.
Ufa!
T+
Nenhum comentário:
Postar um comentário