sexta-feira, 11 de março de 2011

Fazendo um cabo de rede com apenas 4 fios

Olá leitores...
Hoje temos uma dica para uma gambiarra/emergência. kkkkk

Você já deve saber que um cabo de rede possui 4 pares ou 8 fios. E que pelo padrão são ligados todos em uma combinação de difícil memorização (recomendo levar uma "colinha" sempre junto ao seu kit de ferramentas).
Na imagem abaixo vc pode ver os 8 fios e suas ligacoes. Note que só tem 4 fios com funções. Então pra que serve os demais? hehehe

Tx: dados transmitidos.
Rx: dados recebidos.
(Obs 1: Dados não é a palavra certa, pois estamos falando da 1ª camada do modelo OSI, então o certo seria "bits" ou "zeros e uns", pulsos elétricos).
(Obs 2: Cabo Crossover serve pra ligar PC com PC).

Mas pode acontecer que, em determinada estrutura ou situação, será necessário usar alguns desses fios sobressalentes para outro pc ou para um ramal de telefone.

Então teremos o mesmo cabo sem os fios sobrando, com apenas 4 fios, nas posições 1, 2, 3 e 6 em ambas as partes. É possivel fazer também, utilizando os 8 fios, 4 ponteiras no mesmo cabo (2 ponteiras em cada ponta do cabo).

Abaixo foto dos fios que realmente interessam. As cores são opcionais. desde que vc respeite-as em ambas as pontas.

Depois de feito o cabo, obedecendo as ligações, crimpando como um cabo normal é hora de testar. Ligue uma ponta no hub/switch/roteador e a outra ponta no PC.


Neste cabo da imagem ao lado é um exemplo de cabo com 4 fios, mas você pode também ter um cabo com duas ponteira em uma única ponta do cabo.

Beleza!!! Agora sobrou 4 fios e vc pode colocar outra ponteira de rede (RJ45) no mesmo cabo.

Volto a lembrar que: este é um cabo fora do padrão, que não deve ser usado em instalações, mas, em compensação, ocupa um volume muito menor e pode ser útil em emergências.

"Primeiro Deus criou o hardware. Depois Ele criou o software. E aí, o homem foi criado. A partir daí, surgiu a informática e o homem inventou a Gambiware."

Entao pessoal... grande abraço e cuidado com as adaptações... nem tudo vale a pena....kkkk

86 comentários:

  1. irmão!
    gostaria de saber se influencia na velocidade de um cabo para o outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não infuencia! pelo menos nos testes q fiz transferindo tanto arquivos grandes quanto pequenos... o unico porem é quanto a interferencias...

      Excluir
    2. Os demais fios que não tramitem dados é usado apenas para cancelamento, onde possivelmente previne contra interferência, em cabos curtos não tem necessidade, podendo usar apenas 2 pares como sitado acima, quanto a perca de velocidade sendo em cabo curtos não terá qualquer problema, aconselho ainda assim seguir as regras do par trançado como a imagem acima.

      Parabéns Marcio pela postagem

      Excluir
    3. tem função quando usado em cat 6 /1000 usa tudo

      Excluir
    4. O restante que não é utilizado pode ser usado pra enviar energia utilizando POE.
      Casos de antenas utilizando via rádio!

      Excluir
  2. não infuencia! pelo menos nos testes q fiz transferindo tanto arquivos grandes quanto pequenos... o unico porem é quanto a interferencias...

    ResponderExcluir
  3. RAPAZ CADA DIA QUE PASSA AGENTE APRENDE UM POUCO MAIS VALEU PELA DICA

    ResponderExcluir
  4. A dica tinha tudo pra dar certo pro meu caso, pois precisava trazer a internet do segundo para o primeiro piso da minha residência, onde a o sinal wifi chega muito fraco, e a única opção que tinha era usar o cabeamento do telefone, que tem oito vias e apenas duas são usadas, fiz o procedimento acima, mas a conexão ficou muito lenta, minha internet é de 15G e com o cabo da forma de dois pares não chegou nem 1mb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Desculpa a demora, estava de ferias. Olha, no exemplo que escrevi usava 4 fios. E outra, o fio telefonico possui pouca proteção e deve trabalhar numa frequencia bem menor. Combinando tudo isso pode justificar a lentidão apresentada no seu caso. Abraço

      Excluir
    2. Olá Júnior, até onde sei isso se deve aos cabos "usados para a transmissão de dados" (1,2,3 e 6) terem a área levemente maior que os outros, por isso os outros funcionam bem para telefone e outras aplicações que não sejam rede

      Excluir
  5. cara, fiz esse improviso(gambiarra) em uma empresa, uns 2 anos atrás, as 96 máquinas funcionam até hoje, o porque o fiz?
    bom, levaria um mês pra terem 10 caixas de cabo Furukawa 4 pares gold, arrisquei cabo CI "blindado" branco, resultado, mais de R$2.000,00 a menos e nunca deu problema(velocidade de 56MBPS sempre), além do switch da Fortinet ter ficado bem mais clean e bem mais bonito, mas foi a única vez!
    achei que eu tivesse sido o único a usar só o rx/tx+pwr/gnd hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Russo. Pois é! Não é o mais indicado, mas para certas situações é o jeito. Se o ambiente não tiver mtas interferências então, é perfeito hahahaha Abraço.

      Excluir
  6. oi amigo, tenho um roteador que a porta wan e lan dele é todo nesse tipo que vc ensinou, dentro da porta do roteador vejo apenas 4 pinos nessa ordem 123e6 mas meu cabo de rede são 8 fios no estilo padrão, e notei que meu roteador conect mas não entra internet, sera que tenho que mudar as posição dos fios do meu cabo nessa sequeancia que vc ensinou pra que eu tenha acesso a internet. obs:quando plugo o cabo na meu pc a internet pega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jair. Eu não entendi bem. Vc tem um cabo de 4 fios e outro de 8? O cabo de 8 fios liga o roteador ao modem e o 4 fios liga o roteador ao PC, isso? E quando vc inverte os cabos não funciona?

      Excluir
  7. oi Marcio, eu estava enganado com relação ao meu roteador. Pensei que ele veio com defeito, pois em todas as portas do meu roteador só contem quatro pinos, diferente da porta wan do meu pc, notbook e netbook. Mas pela sua aula eu entendi que na verdade só são usado os fios da sequencia 123 e 6, que são justamente as sequencias dos 4 pinos que contem nas portas do meu roteador. Hoje fiquei sabendo que o problema era no meu servidor. DE QUALQUER FORMA, VALEU PELA ATENÇÃO, VCS ME TRANSMITIRAM MAIS UM CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz! Tem algumas placas de redes que mesmo colocando um cabo de rede de PC-PC (Crossover) e ligar ao switch/hub conseguem conectar e transmitir. Não sei que tecnologia é essa e não sei se é o seu caso hehe. Bom, melhor que vc encontrou o problema! Era servidor Windows ou Linux? Abraço

      Excluir
  8. Olá Marcio,

    Então, quando o computador faz conexão com o switch, ele simplesmente anula os outros 4 cabos? Eles são completamente inúteis?

    ResponderExcluir
  9. Ola Pessoal.

    Sera que daria fzer com 3 fios, ou seja ligar os dos negativos( -RX - TX ) juntos.
    Alguem ai ja tentou ? Geralmente o terra e comum nas ligacoes.

    Grato.

    Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só testando mesmo pra saber. DAgradeceria mto se vc testar e voltar aqui e dizer se funcionou ou não. Obg desde já.

      Excluir
  10. Uma dúvida, tenho um cabo cat 5 com 2 pares utilizados para telefone , consigo usar os outros 2 pares para rede ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Desculpe a demora. Nunca fiz isso. Acredito que funcione, pois o único problema seria a interferência. Caso vc fizer isso, volte aqui para dizer se funcionou ou não. Obg!

      Excluir
  11. Obrigado pelo post! Estou colocando conectores RCA nesses fios "não utilizáveis" e vou tentar trazer o sinal do receptor da parabólica para a TV do meu quarto! A ideia é trazer rede e sinal de tv pra cá! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Isso eu nunca imaginei fazer! Boa sorte. Depois volte aqui para dizer se deu certo. Abraços

      Excluir
  12. fiz da mesma forma, 123 e 6 e do outro lado também, um lado fica no roteador e o outro no pc e não pegou, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Provavelmente não ficou bem crimpado ou inverteu a ordem dos fios (tipo contar do lado errado por exemplo). Se puder tempe com outro pc/note. Abraço!

      Excluir
  13. Numa conexão com switch de 1 gbp/s rola ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conexão acredito que rola.... Mas a velocidade de 1gbps não... Se quiser usar rede Gigabit, terá que usar os quatro pares. Abraço

      Excluir
  14. Irmão desculpa se eu tiver postando denovo e que deu erro aqui, mas eu não entendi muito bem a ligação , sou obrigado a inverter a outra ponta ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, inverte os fios, colocando conforme a imagem dos fios verde-laranja e dai crimpa. O mesmo vc vai fazer com as outras cores. Qualquer dúvida deixe um comentário. Abç

      Excluir
  15. amigo, gostei do seu post... achei interessante...
    sera q colocando os 4 pinos em pares, a uma melhora no sinal...
    estou usando uma conexao de fio com uns 100m, e por mais incrivel q pareça, qnd dah 6h da noite, o cabo nao transmite mais sinal... ainda nao consegui descobrir nenhuma relação com o problema...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho mesmo. O mais próximo que imaginei de um possível problema seria que depois das 6h alguém fecha uma porta/portão e estrangula o cabo, parando assim de transmitir. Até pq se funciona durante todo dia é pq o cabo está OK. Existe algum equipamento que é ligado apenas depois das 6h perto do trajeto do cabo?

      Excluir
    2. kra, grato pela atenção...
      bem, o cabo esta pendurado junto da rede eletrica....
      fiz um teste diretamente entre o cabo e o modem, pelo horario das 5:30, o ping funcionou e depois começo a dar falha... ateh parar, por volta das 6:10...
      eh muito estranho...

      Excluir
    3. Já tentou benzer? hehe brincadeira. pode estar relacionado com alguma interferencia da rede elétrica, pois o ideal seria a separação da rede elétrica da rede lógica (dados). Se tiver um notebook, testa usando um cabo curto, apenas para ver se não é o modem que está oscilando.

      Excluir
  16. na minha empresa, tem na sala visinha um aparelho de som no rack junto a infra de internet e telefonia, que manda audio ambiente pra todas as salas menos a minha :(
    Certo dia tive a incrivel ideia de usar os dois pares de fio que sobram no meu cabo de rede e ligar na saída de audio do som pois pra passar um cabo de audio pelo mesmo caminho do de rede seria quase impossível por ter cerca de 20 metros contando as passagens e impedimentos, entao usei os pares que sobram do cabo de rede e na minha sala coloquei uma caixinha com duas saidas rj-45, e dentro dela fiz a ligação dois pares internet e dois pares pro som. fiz um adaptador do RJ-45 pra RCA pra ligar as caixas L & R. A gamiwere fucionou, nao ha interferencia nem na internet nem no audio hehe. a internet sempre estável a 10 mb/s. quem olha nao acredita. mais esta aqui auhsua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhahahahahhahahahahhahaha.... vc ultrapassou os limites da gambiware!!!!! Mais uma prova que não precisa dos 8 fios para funcionar um cabo de rede! kkkkk Obg pelo relato. Abraço

      Excluir
  17. Boa Tarde!

    Alguém já testou um cabo de rede 8 vias, ligar as 4 no pc e 2 fazer um plug RJ11 para Telefonia?


    Edgar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edgar. Teve 2 comentários (usuários) que fizeram isso. Acredito que deu certo, pois não voltaram a perguntar no blog hehehehe... Faça um teste e retorne aqui para dizer se deu certo. Desde já agradeço. Abraço.

      Excluir
  18. otima materia. mas me veio um duvida. se a Internet so ultilizar 4 fios, porque fizeram o cabo com 8 fios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que fizeram pensando no futuro, mas acabaram por criar um novo cabo, Cat6, com uma frequência maior para transmitir a mais de 100Mb/s sofrendo menos interferência. Abraço

      Excluir
  19. Deu certo com o meu cabo de 80 metros! A internet está super rápida.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  20. se eu quiser fazer uma outra ponta como o rj45 fêmea keystone???

    ResponderExcluir
  21. Ok companheiro, gostei da dica.

    Mas tenho algo mais a questionar e somar a isso.

    Ouvi um comentário que uma pessoa usou um cabo de rede para transmitir ENERGIA e DADOS no mesmo cabo de quatro pares. Dois pares transmitindo ENERGIA e os outros dois transmitindo DADOS.

    Gostaria de fazer esse teste a uma distância de 25m. Como devo montar esse cabo, e quais os paras de cores serão usados para energia?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Nunca vi isso, mas acredito ser possível sim.
      Pode usar qualquer cor para energia.
      Abraço

      Excluir
    2. Olá novamente. Então, eu fiz a ligação é funcionou perfeitamente. Quanto a interferência não percebi diferença já que está tudo funcionando perfeitamente. Obrigado pelas dicas, sugestões e discussões sobre esse assunto, pois me ajudou muito. Até mais.

      Excluir
  22. Marcio no meu caso tenho um Keystone em uma das pontas. Qual a posição devo crimpar os pares?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. No Keystone tem as cores que corresponde cada fio. Então é só seguir o mesmo formato do desenho.

      Excluir
  23. ECONOMIZEI UNS 100 REAIS, EU IA COMPRAR INJETOR POE PRA LIGAR A ENERGIA DE MINHAS CÂMERAS IPS NO CABO DE REDE, AI PROCUREI UMA SOLUÇÃO, E ACHEI AQUI, OBRIGADO PELAS DICAS DE VCS, FIZ O CABO DE REDE CONFORME DESENHO DESTA PÁGINA, SOBROU DOIS PARES DE CABO E USEI UM PAR PARA TRANSMITIR ENERGIA PARA CÂMERA USEI P4 MACHO E FÊMEA E DEU TUDO CERTO. VALEU GALERA PELAS DICAS E OBRIGADO MÁRCIO LUIZ, ME AJUDOU E POUPEI DINHEIRO COM SUAS DICAS.....

    ResponderExcluir
  24. Meu caro Marcio boa noite,
    preciso da sua ajuda,tenho sinal de intermet em um apart no primeiro andar do meu predio preciso levar sinal de intermet para o quarto andar so que o problema qu e eu tenho é a passagem do cabo de rede ,por isso eu pretendo usar o fio de telefone que ja existe ,na minha parede existe um rj45 femea ,como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. São necessários 4 fios para transmissão e recebimento. Acredito que não vá funcionar com esse cabo.

      Excluir
  25. Desculpa Marcio mais não e um rj45 que eu tenho na parede não eu uma femea que encaixa o cabo de telefone o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Oi Marcio, estou com um projeto de montar um provedor de internet cabeado, estive pensando em usar cabo de 4 pares para interligar toda a rede e cabo de 2 pares para iterligar o cliente. Qual a sua opinião sobre isso?? O que ganho? O que perco? Obrigado pela atenção. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Você vai começar um provedor já fazendo uma addaptação? Melhor não! Esse macete é apenas para uma emergência. Abraço.

      Excluir
  28. pessoal teno uma duvida cruel como ligar um cabo de uma balança digita co apenas dois fios para ligar em um swit

    ResponderExcluir
  29. Ol[a, estou com serios problemas com a velocidade, eu tenho um link em minha casa de 50 Mega, estou com 3 roteadores diferentes, todos sao tplink (WR740N v4.2, WR741N v1.8 e WR841n V8) reparei que apenas o WR741n tem todos os pinos no conector de rede e os outros apenas 4.
    O meu problema seria os computadores conectar a 10 mbps e nao 100 mbps e nisso, a velocidade desse link seria super baixa.
    procurei no google referencia a cabo de rede com 4 fios e me trouxe no seu blog.
    eu uso todos os meus cabos com os 8 fios.. eu nao entendo muito de rede, eu estou aprendendo agora e vou precisar entender um pouco rsrsrsrs

    eu tenho 2 pcs ligado por cabo, tenho 1 smartTV tbm ligado por cabo e 2 smartphone com android ligado via radio (Wifi) e os dois pcs se conectam ao roteador por 10 mbps..

    claro que nao uso os 3 roteadores juntos, eu uso esse wr741n que tem todos os pinos..

    queria saber o que eu posso fazer para ter os 100mbps full duplex..

    ah minha net [e por fibra otica e usa um modem com apenas uma saida de ethX

    teria como me dar um luz ou uma utevo gran lux pra eluminar minhas ideias? kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. kkkk. Em meus testes, a velocidade de transmissão foi a mesma, tanto de um cabo de 4 fios quanto de 8 fios. Quanto ao modem/roteador, recomendo usar o mais novo ou mais potente que vc tiver.
      Se vc notar diferença de velocidades, volta aqui para nos alertar. Abraço.

      Excluir
  30. Marcio, boa tarde!
    obrigado pela dica, funcionou perfeitamente, estava com o cabo branco / verde rompido e troquei pelo branco azul e deu certo valeu... Parabéns...

    ResponderExcluir
  31. Estou com um cabo de 2 pares(4fios)do pra emendar com um de 4 pares(8fios)pelo conector extensor RJ45???

    ResponderExcluir
  32. Estou com um cabo de 2 pares(4fios)do pra emendar com um de 4 pares(8fios)pelo conector extensor RJ45???

    ResponderExcluir
  33. Estou com um cabo de 2 pares(4fios)da pra emendar com um de 4 pares(8fios)pelo conector RJ45???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim, porém vai ter uma atenuação grande do sinal, além de ser a gambiara da gambiara hehehhehe

      Excluir
  34. Para eu ligar do modem para o roteador seria necessario fazer um cross? estou com um cabo com uma via quebrada a laranja não tem como passar outro cabo funcionaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O que vc tem q cuidar é a posição dos fios, a cor nada muda. O que tem q estar funcionando é 1,2,3 e 6. Abraço.

      Excluir
  35. Ola preciso de ajuda, quero compartilhar minha internet com meu visinho, mais o roteador dele e usado essa sequencia de 1,2,3e6 e meu roteador e tp link de 8 vias, e meu cabo de rede e de 8 pernas tMbem. como faco? Quais as vias que eu uso e qual a sequencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Usando a sequência 1,2,3 e 6 vai funcionar. Só fazer o cabo conforme o passo a passo. Abraço

      Excluir
  36. e se eu fizesse ao contrario no modo Straight Through:
    verde
    verde do branco
    laranja

    laranja do branco ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do q vc vai ligar. Na primeira imagem vc tem a ligação de roteador-pc e do lado direito a ligação pc-pc. Abraço.

      Excluir
  37. Legal pessoal. Uma pergunta.
    como posso montar uma rede para 15 casas dentro de um condomínio, utilizando a menor quantidade de cabos possível, vendo que cada morador deverá ter seu cabo independente para contratar a operadora que lhe queira. todos os cabos deverão estar conectado a um quadro na entrada do condomínio, onde a operadora fará a conexão.
    obrigado pelo apoio.

    ResponderExcluir
  38. Olá boa Noite Márcio , então vamos lá , tenho um plano de 100mb divido a internet com 4 pessoas sendo q cada casa tem um Roteador com IP diferentes , só q minha internet é de fibra ótica e tem um converso pra cabo Rj45 , só q na casa do segundo cliente eu coloquei um Switch bom , eos outros são ligados nele , mais só q ontem fui estalar outra , e conseguir só q hoje caiu não pega diz q o cabo Wan não está conectado , fiz troca de pontas . Já troquei roteadores e não voltou quando coloco o cabo no roteador , fica piscando o sinal da Wan , e não pega .. fico grato se poder ajudar , obrigado a todos

    ResponderExcluir
  39. Boa noite!
    Essa sequência 123 e 6 tem quer ser usada nas duas pontas com as cores iguais em cada porta?
    Tive essa dúvida por que vi que na foto que mostrou as cores estão em portas diferentes nas pontas

    ResponderExcluir
  40. Opa!! Bom dia Márcio, cara eu tava atrás de informação e acabei vindo para seu post e li todos os comentários para achar minha resposta mas como não tenho certeza, eu preferi fazer o comentário e confirmar. Há pouco tempo vim morar com a minha mãe e percebi que o técnico fez a conexão do provedor ate roteador somente com 4 cabos e a conexão funciona numa boa pra navegar normalmente e até falar, meu Ping em teste fica por volta de 4-14ms. Mãe acontece que em todos os testes a minha internet tá com muito packet loss, geralmente com 2%,. Quando tô jogando chega até 12%, o que acaba tornando a experiência inviável. A dúvida é, isso pode ter haver com o uso de somente 4 cabos? Pensei nisso justamente por você falar da interferência, mas não tenho certeza se o loss é consequência dessa interferência.
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  41. Carlos adauto Queiroz23 de janeiro de 2019 às 09:07

    Só uma pergunta, porque esse tipo de ligação não funciona quando da ligação de um ps4 para um roteador???

    ResponderExcluir
  42. uma duvida se eu colocar na ponta Rj45 e na outra usb da pra fazer

    ResponderExcluir
  43. Rapaz queria colocar um telefone perto do roteador e queria aproveitar o cabo que ja paçava dentro da parede deu certinho kkk

    ResponderExcluir