terça-feira, 29 de março de 2011

Certificações de TI – Como funcionam?

Olá...
Você também está na dúvida sobre as certificações?

As certificações foram criadas com o intuito de dotar o mercado de profissionais capacitados pelos fabricantes de determinados produtos, garantindo aos usuários/clientes que tais profissionais possam realizar atividades ligadas a esses produtos com qualidade.
Desta maneira diversos fabricantes de hardware, desenvolvedores de software e criadores de metodologias passaram a disponibilizar para o mercado programas de certificações. Existe uma enorme variedade de tipos diferentes destes programas de certificação.

Porém, para que as avaliações tenham maior segurança e isonomia, boa parte dos fabricantes utilizam uma empresa que denominaremos de Certificadora. A certificadora é responsável pelo agendamento, recebimento do valor pago pelo exame, “execução” e envio do resultado para o fabricante. Não por acaso a palavra execução esta entre aspas, pois de fato a execução dos exames é realizada pelas empresas conhecidas como centro de testes.

Nossa… fabricante, certificadora, centro de testes…. Complicou de vez? Então veremos a imagem abaixo, para entender melhor o fluxo:

Segue abaixo algumas da Microsoft
MCTS: Microsoft Certified Specialist – Certificação obtida com a realização de uma das diversas provas disponibilizadas pela Microsoft, excetuando-se as provas relacionadas as Tecnologias do Microsoft Visual Studio e do Microsoft .NET Framework que necessitam de duas provas.
http://www.microsoft.com/learning/pt/br/certification/mcts.aspx

MCPIT: Microsoft Certified IT Professional – Certificação obtida com a realização de duas provas ou mais. Existem 5 (cinco) tipos de MCPIT (Windows Client, Windows Server, SQL Server, Microsoft Office Project Server e Microsoft Exchange Server).
(http://www.microsoft.com/learning/pt/br/certification/mcsa.aspx#tab2);

MCDST: Microsoft Certified Desktop Support Technician – Habilita profissionais a suportar ambientes de estações de trabalho Microsoft e requer a aprovação em duas provas. (http://www.microsoft.com/learning/pt/br/certification/mcdst.aspx#tab2);

MCSA: Microsoft Certified System Administration – Requer um grupo de conhecimento e, consequentemente, realização de 4 (quatro) provas. (http://www.microsoft.com/learning/pt/br/certification/mcsa.aspx#tab2);
MCDBA: Microsoft Certified Database Administrator – Habilita administradores de banco de dados SQL Server e requer aprovação em 4 (quatro) provas. (http://www.microsoft.com/learning/pt/br/certification/mcdba.aspx#tab2);

MCSE: Microsoft Certified System Engineer – Requer a realização de 7 (sete) exames sobre diversas área de conhecimento (microsoft server), habilitando engenheiros de sistema.
http://www.microsoft.com/learning/pt/br/certification/mcse.aspx



Autoria: Rafael Timbó no site http://www.profissionaisti.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário