quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Criar um perfil no LinkedIn pode ajudá-lo a projectar-se no mercado!

Não há muito tempo entrei no LinkedIn, aquela que considero uma rede social profissional por excelência, unicamente para tentar conhecer e perceber como é que a máquina realmente funciona e quais as vantagens/desvantagens de estar present nela. Ao ínicio o LinkedIn pode assemelhar-se a uma qualquer outra rede social, onde é inserido um perfil e uma fotografia, e onde depois se adicionam toneladas de amigos, potenciais amigos, pessoas que não conhece de lado algum, entre outras coisas.
Na verdade o sistema funciona assim, mas tem bastante mais lógica e funcionalismo. O LinkedIn tem como objectivar linkar pessoas e profissionais, não apenas pela sua amizade, mas também pelos trabalhos que já fizeram juntos, pela experiência profissional, pela recomendação de profissionais, entre outras coisas.

A ENTRADA NO LINKEDIN

Um dos pontos essênciais de um perfil no LinkedIn é a frase de destaque do utilizador. Essa frase representa o que o profissional faz neste momento, e deverá ser o mais exacta e esclarecedora possível. Se por ventura trabalha para alguma empresa, é imprescindível que o assinale. O mesmo se por ventura trabalha a solo e se encontra aberto a novos projectos.

O CURRÍCULO

Já alguém dizia que um currículo quanto mais completo, melhor. O LinkedIn à partida pensa da mesma maneira, e quanto mais completo for o perfil do utilizador, maior é a sua percentagem de 0 a 100%. O currículo é um dos espaços que o utilizador poderá actulizar com muita informação profissional e também alguns exemplos de trabalhos já realizados através da submissão de links. Numa primeira fase considere completar os seguintes passos:

escreva e desenvolva o tipo de trabalho que costuma realizar;
escreva e desenvolva o tipo de trabalho que deseja fazer ou angariar;
escreva algumas das razões que o levam a querer trabalhar com outros profissionais;
procure descrever sucintamente o seu perfil académico e profissional.
Tal como acontece com os currículos de papel, é importante que escreva o seu perfil da perspectiva de um novo cliente e/ou de uma nova empresa que está à procura de alguém para recrutar para um trabalho a solo, seja ele de escrita, programação, webdesign, webmarketing ou outro. O importante é que essa pessoa leia o currículo e expresse para si mesma – “eu preciso contractar este profissional!”.

Ao nível dos currículos e porque a informação rapidamente se vai tornando obsoleta ou desactualizada, é importante que você se vá mantendo activo na rede e actulize o seu currículo com a maior regularidade possível.

A EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Muitas vezes e ao longo de uma carreira profissional, existe todo um histórico de actividades e experiências que um profissional foi vivendo, mas que hoje não correspondem às necessidades e objectivos desse mesmo profissional. No caso do LinkedIn, torna-se por vezes essencial não escrever demasiado sobre o passado, mas focar-se essencialmente no presente e no futuro que deseja para si e/ou para a sua profissão seja ela qual for.

Recomenda-se também que vá procurando actualizar a sua experiência profissional já vivida, uma vez que ao actualizar o seu currículo com novas entradas, torna-se essencial actualizar também as entradas que já fazem parte do passado. Quanto mais actualizado o seu currículo estiver, maior é a probabilidade de conseguir fechar alguns negócios na sua área de acção.

RECOMENDAÇÕES

O LinkedIn ao contrário de outras redes sociais, utiliza uma plataforma de recomendações extremamente poderosa e funcional. Ao recomendar outro profissional você está a assegurar um voto de confiança que mais tarde poderá ser tido em conta na hora de uma empresa o contractar para um determinado serviço. Neste caso das recomendações, quantas mais, melhor.
O sistema ideal e que geralmente funciona bem, é você por exemplo trabalhar com alguns dos seus clientes, e no fim dos projectos concluidos pedir-lhes que submetam uma recomendação ao seu trabalho lá no LinkedIn, caso estejam satisfeitos, logicamente. Isso ajuda-o a criar um perfil mais forte e muitas vezes é um factor que destingue o utilizador A do utilizador B.

OUTRAS TAREFAS PARA EXECUTAR

O LinkedIn é muito mais do que isto que referi em cima e seguramente irá mantê-lo entretido durante algum tempo, especialmente se equacionar ter um perfil a 100% e que possa ser facilmente encontrado numa determinada área de acção. Por muito que equacione o facto de não ser contactado, é sempre importante ter em mente que o LinkedIn gera 1 bilião de pageviews, o que significa que todos os dias ocorrem negócios e contractos entre empresas e profissionais, pelo que você poderá ser um deles.
Note que o LinkedIn não é uma plataforma de emprego, muito menos você irá conseguir emprego utilizando-a regularmente. A ideia da plataforma é ligar pessoas e profissionais, o que indirectamente poderá dar lugar a trabalhos entre ambas as partes.

Como o LinkedIn é extremamente completo, ficam aqui mais algumas dicas para executar:

Procure analisar conscientemente todo o seu perfil. Coloque-se no papel de uma empresa e questione-se se por ventura você teria interesse em contractar-se a si próprio. Coloque também o seu perfil nas mãos de outras pessoas (amigos, família, etc) e questione-os sobre a sua simplicidade e funcionalismo. Se não estiver de acordo com os seus objectivos, reescreva-o e procure limar as arestas necessárias.
Não se esqueça de adicionar os endereços de RSS dos seus blogs.
Procure adicionar uma fotografia tipo-passe, onde esteja presente somente você. Se por ventura não tiver nenhuma, equacione utilizar a webcam ou pedir a alguém que lhe tire uma fotografia. Fazer upload de fotografias de grupo é colocar o seu perfil imediatamente de lado.
Escreva algumas recomendações de qualidade para amigos e conhecidos que já tenha na sua rede de contactos. Alguns deles, dependendo do seu profissionalismo e objectivos, poderão responder-lhe com uma recomendação também. Se por ventura não o fizerem, não leve isso a peito.
Procure ir aumentando a sua rede de contactos dentro do LinkedIn. Todos seus amigos e conhecidos levam-no a outros tantos perfis de pessoas que por ventura você até conhece ou já ouviu falar.
Continue a analisar regularmente o seu perfil e a actualizá-lo sempre que necessário. Ele poderá ser a sua porta de entrada para a prestação de serviços externos.

Nota: Tenho reparado que praticamente todos os portugueses e brasileiros presentes no LinkedIn, escrevem em Inglês os seus perfis. Não seria pior se você tentasse fazer o mesmo, uma vez que o LinkedIn pode ser principalmente uma porta para a prestação de serviços a empresas e profissionais de outros países, e não propriamente em Portugal ou no Brasil.

(Fonte: Paulo Faustino)

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