segunda-feira, 6 de julho de 2015

As novas tecnologias PON e VDSL2

Buenas tchê!


Grandes fabricantes têm adicionado a tecnologia PON ao seu portfólio de redes de acesso de banda larga, e as operadoras de todo o mundo têm demonstrado grande interesse em implantar esta tecnologia combinada com o VDSL2 (VDSL2 + FTTC) ou como acesso residencial (FTTH).

GPON, uma rede óptica passiva com capacidade Gigabit, pode ser tecnicamente definida como a tecnologia de fibra óptica que permite uma maior transmissão e recebimento de dados através de uma única fibra. A arquitetura é de ponto-multiponto, que permite ‘fibre to the home’ (FTTH), ou fibra até a residência do usuário final, e ‘fibre to the building’ (FTTB), onde a fibra vai até um determinado site e a distribuição para os assinantes é feita através de uma rede Ethernet tendo como meio o cabo coaxial ou o par de cobre.

É uma das tecnologias de transmissão de alta velocidade que mais tem atraído atenção do mercado de telecomunicações, é atualmente utilizada em soluções voltadas para o atendimento tanto de mercados residenciais quanto corporativos que exigem uma maior largura de banda.

As três principais normas PON são: Broadband PON (BPON, [3]), GPON e EPON. O BPON e o seu sucessor GPON são recomendações da International Telecommunication Union - Telecommunication Standardization Sector (ITU-T) patrocinadas pela Full Service Access Network (FSAN), uma associação mundial de fabricantes e operadoras que implementam equipamentos com as tecnologias PON. O EPON é um padrão desenvolvido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), através de uma iniciativa do grupo “Ethernet in the first mile – EFM (Ethernet na primeira [ou última] milha)”.
Levando em consideração que as operadoras estão influenciando a padronização do GPON através da FSAN, a recomendação do GPON reflete diretamente as necessidades das operadoras.

Já VDSL2 (Very-High-Bit-Rate Digital Subscriber Line 2, ITU-T G.993.2 Standard) é um padrão tecnológico de acesso que explora a infraestrutura existente dos fios de cobre que foram desenvolvidos originalmente para os serviços de elefonia. Podem ser disponibilizadas através de centrais telefônicas próximas dos clientes ou edifícios.
Padronizado através da norma ITU-T G.993.2, o VDSL2 é o mais novo e mais avançado padrão para comunicação em banda larga por fio do tipo DSL. Foi projetado para permitir a ampla utilização de serviços triple play como voz, vídeo, dados, televisão de alta definição e jogos de computador interativos. Este padrão permite que as operadoras atualizem a sua infraestrutura DSL de maneira gradual.


Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialblgpon/pagina_2.asp http://www.inovax.com.br/portuguese/novidades/o-que-e-a-tecnologia-gpon.html
http://pt.slideshare.net/ThiagoReis7/redes-ticas-de-acesso-padro-epon-e-gpon

Dica do meu colega Valdir

Abraços